Av. Weimar Gonçalves Torres, 2976 - Centro - Dourados / MS

(67) 99225-2829 / 99889-1900

ampliar

Neste fim de semana, em programação conjunta com a Stock Car, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), Victor Manzini, piloto da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), conhecida como Equipe Manzini, volta à pista para a 6ª etapa do Campeonato Overall da Turismo Nacional (TN), válida pela 5ª etapa do Campeonato Sprint, com o adesivo do número #17 estampado no mesmo New Onix com que começou a temporada do ano passado, em sua estreia em automobilismo, e agora substitui o Peugeot 208 com que vinha correndo desde a metade de 2024.

“Não havia condições para construir um novo carro a esta altura do campeonato”, explica o piloto paulistano. “Foi um ano cheio de acidentes, que, felizmente, não foram por minha culpa. Fiquei isento da responsabilidade, mas arquei com as consequências. Infelizmente aconteceram, destruíram meu Peugeot, e prejudicaram muito a temporada.”

Já mirando a construção de um novo carro para 2026, ele está animado para reestrear seu New Onix, que ainda não experimentou na pista. "Vai ser como começar a temporada novamente, já sem todas aquelas dificuldades técnicas que todos enfrentamos com o kit da Audace Tech para o novo carro da TN no início deste ano. Essa experiência pode revelar bastante coisa para a gente sobre o carro, sobre a minha evolução, e pode ser que seja muito bom voltar para o New Onix, ver o que a gente pode aprender mais e o que pode fazer com ele”, diz Victor, que tem patrocínio da Autlog, Roberto Manzini Blindagens, Protecta, Argus Vidros e Blindados, e Personal Fruti.

CNH na mão e medo nas ruas

No intervalo de 45 dias desde a etapa anterior, em Cascavel (PR), a Equipe Manzini esteve com seus outros quatro carros e quatro de seus cinco pilotos treinando em Campo Grande: “Foi muito bom, deu para ter uma boa noção da pista. O circuito é legal, e o grande desafio será administrar os pneus, porque o piso é muito abrasivo”, avalia o piloto paulistano, que também treinou no simulador nas semanas em que não viajou a trabalho pela Roberto Manzini Centro Pilotagem, principal referência nacional em cursos de pilotagem esportiva, defensiva e evasiva, dona da Equipe Manzini.

Entre suas atividades, Victor, que é instrutor estagiário da escola, foi um dos professores de Pipo Massa, filho de Felipe Massa, que, quando tinha 15 anos de idade, fez curso de pilotagem com Roberto Manzini, seu pai, diretor da escola e chefe da Equipe Manzini. Além de dar aulas nos diversos cursos da RMCP, Victor, que completou 18 anos em julho, terminou o curso de direção em autoescola, conquistou sua tão sonhada CNH, e tomou o lugar de motorista do pai e da mãe, Adriana Corsari, diretora da RMCP, que até então o levavam onde tinha que ir. Agora, muitas vezes quem os leva é ele.

“É legal essa liberdade, não depender de mais ninguém para ir e vir”, comenta Victor, que, experimentando as duas situações, teve a certeza de que gosta mais de pilotar nas pistas. E de que tem mais medo de dirigir nas ruas: “É bem diferente guiar em um autódromo e em vias públicas. Você tem que ter bem mais cautela nas ruas, muito mais cuidado com os outros, porque você tem muito mais pessoas ao seu redor do que tem em corridas, e pessoas que dirigem muito mal em maioria absoluta”.

Congresso de Medicina no Tráfego

A formação de jovens condutores de veículos foi justamente o tema de uma mesa redonda para a qual Victor foi convidado no Congresso Brasileiro de Medicina no Tráfego que a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), parceira antiga da escola Manzini, realizou na Bahia, além de fazer demonstrações de frenagem com e sem freios ABS.

“Falamos sobre jovens habilitados e como é a formação de novos condutores no Brasil, que, infelizmente, é muito ruim. Por isso que nós temos a taxa de 18,2 mortes a cada 100 mil habitantes, segundo a World Health Rankings. Nos Estados Unidos esse índice é de 12,2 mortes e, na Europa, de apenas 4,8 mortes. Estamos muito longe disso. A Abramet trabalha justamente para levar informações à sociedade que contribuam para um tráfego mais seguro, de que nós todos precisamos bastante”.

COP International

Em Campo Grande, pela primeira vez Victor correrá sem a companhia do pai e chefe de equipe Roberto Manzini, que estará em São Paulo, apresentando os serviços da escola RMCP na COP International, principal evento sobre segurança e atividade policial da América Latina. A RMCP é especialista em treinamentos de direção defensiva e evasiva, oferecidos a qualquer cidadão, a seguranças e motoristas profissionais e a forças policiais e militares. “Não posso dizer que ficarei sem dor no coração”, confessa Roberto Manzini. “Mas temos uma equipe bem preparada para funcionar independentemente de mim, e para a escola é muito importante apresentar nossos produtos nesse evento.”

Outros carros em Campo Grande

Na categoria B, com o Peugeot 208, a Equipe Manzini também estará na pista com o #177 de Caio Cunha e Domenico Largura, o #23 de Pietro Nalesso, e o #49 de Edinardo Filho, todos competindo também na categoria Rookie, além de Raphael Teixeira no #73.

Onde ver as corridas

As atividades na pista começam nesta sexta-feira, 24, com treinos e classificação. As seis provas , no sábado e no domingo, terão transmissão ao vivo pela BandSports na TV, e pelos canais da Turismo Nacional e Esporte na Band no YouTube. Treinos e classificação poderão ser acompanhados pela cronometragem online da Audace Tech.

Programação em Campo Grande (horário local, uma hora a menos em relação ao horário de Brasília)

Sexta-feira, 24 de outubro

08h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 1

08h45 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown

09h55 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1

11h10 – Turismo Nacional – Treino Livre 2

14h40 – Turismo Nacional – Treino Livre 3

15h25 – BRB Stock Car – Treino Livre 2

16h40 – Turismo Nacional – Classificação – Categoria A

17h25 – Turismo Nacional – Classificação – Categoria B

Sábado, 25 de outubro

08h30 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação

09h55 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)

10h25 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)

11h20 – Visitação aos Boxes

13h25 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)

13h55 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

15h30 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 26 de outubro

07h50 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)

08h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up

09h10 – Visitação aos Boxes

11h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

13h05 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)